Dinâmicas


Montagem Presépio na catequese

Um jeito simples e dinâmica de trabalhar a história do nascimento de Jesus e os mistérios gozozos do terço é montando, com caixa de remédio e sabonete um presépi, sendo cada personagem colado em uma caixa, o que vem nos mostrar que Jesus veio para servir e não para ser servido e que se fez o mais pequeno e pobre de todos, para confundir os sábios e entendidos. Logo após a confecção do presépio, cada criança ficou com uma peça para montar em cada ave-maria, sendo 10 ave-marias no total.






























A história da Lagarta Zaza, enquanto vai contando, entrega os perdonagens da história para que as crianças possam participar e entrar também na história:


A História da Lagarta Zazá       
 
(autor: desconhecido)
 Um dia, Deus criou todas as coisas. Ele criou as plantas, as aves, os peixes e também a lagarta.
 A nossa história fala de uma lagarta. Vamos imaginar que as plantas, as aves, os peixes e a lagarta conversam entre si.
 Esta é a lagarta Zazá. Ela mora num lindo pomar. Um dia, ela saiu para passear e conhecer melhor o lugar onde morava. Ela foi se arrastando e logo viu uma flor tão bonita e resolveu subir em suas pétalas.
 Zazá : - Quem é você?
 Rosa: - Ai! Ai! Você está me machucando! Eu sou a rainha das flores!
 Zazá : - Desculpe-me... já vou descer. É que eu queria ver você de perto. Você é tão bonita... tem um perfume tão delicioso...
 Rosa: - Eu sou muito feliz ! Deus me fez assim! Eu posso alegrar as pessoas com a minha beleza e o meu perfume delicioso!
 Zazá : - Pois eu sou triste! Queria tanto ser uma rosa igual a você. Mas... Deus me fez assim: uma lagarta verde, gosmenta e horrorosa!
 A lagarta Zazá continuou o seu passeio e logo viu uma margarida branquinha. E havia uma abelhinha zumbindo em volta dela. Zazá subiu nas pétalas da margarida e começou a conversar  com abelhinha que se chamava Zuzu.
 
Zazá: - Olá abelhinha Zuzu. Você está sempre voando de flor em flor. Eu gostaria tanto de ser como você e voar de um lado para o outro!
 Zuzu: - Eu não fico passeando por ai! Eu trabalho bastante! Eu apanho o néctar das flores para fazer um mel bem gostoso. Deus me fez assim e eu sou feliz assim, porque posso ser útil.
 Zazá : - Pois eu sou triste! Queria tanto ser uma abelha e voar  igual a você. Mas... Deus me fez assim: uma lagarta verde, gosmenta e horrorosa!
 Logo, Zazá ouviu o cântico de um passarinho. Era um belo canário de penas amarelas, laranja e azul e ele se chamava Zezé.
 
Zazá: - Bom dia canarinho Zezé. Que música linda!!! Você tem cores lindas!!!
 Zezé: - Deus me fez assim... e sou feliz desse jeito. Vivo a cantar e voar. E você é feliz?
 Zazá : - Pois eu sou triste, muito triste! Eu não posso voar e vivo me rastejando. Minha cor é muito feia, é terrível ser uma  lagarta verde, gosmenta e horrorosa!
 E assim Zazá foi rastejando e chegou perto de uma plantação de morangos bem vermelhinhos e madurinhos.
 Zazá: - Que morangos lindos!!! Hummmmm... Devem estar deliciosos!!!
Morangos: - Olá Zazá... você está com uma carinha tão triste... o que houve???
Zazá nem respondeu. Estava tão triste e infeliz que saiu dali. Ela queria ter uma cor vermelha bonita como o morango. Continuou o seu passeio e chegou perto de um lago e viu Zizi, o peixinho, nadando tranqüilamente.
 
Zazá: - Oi peixinho Zizi! Você é feliz???
Zizi: - É claro que sou feliz! Deus me fez assim. E você? Não é feliz?
 Zazá: - Não eu não sou feliz...
Zazá ia continuar a sua reclamação quando avistou um pintinho que gosta de comer lagartas. Zazá arrastou-se rapidamente até o alto de uma planta, que tinha folhas bem verdinhas.
 Zazá: - Essa andança me abriu o apetite  e parecem tão deliciosas!!!
Folhas: - Pois é... Deus me fez assim... para que servisse de alimento. Sirva-se Zazá!
 Assim Zazá encheu sua barriguinha, mas começou a chover uma chuva bem fria e ela estava ficando toda molhada. Zazá ajeitou-se numa folha e teceu um casulo ao seu redor. Tão escuro e quentinho, que Zazá dormiu e dormiu bastante.
 Por fim Zazá acordou e percebeu que o dia estava muito lindo.  Zazá se esticou todinha e viu o seu reflexo na poça de água e pensou:
 Zazá: - O que aconteceu???
 Zazá percebeu que agora não era mais aquele bicho rastejante, mas sim uma linda borboleta colorida, com as cores da rosa, da margarida,  do canário e até da folha que comeu.
 É... algumas pessoas são como a lagarta Zazá que não são felizes  e nem reparam para as coisas boas que Deus fez. Deus criou tudo perfeito.
Um dia, a lagarta teve uma transformação começou uma nova vida. Se você se sente como uma lagarta, lembre-se Deus pode te transformar em uma linda borboleta.  Não fique mais se rastejando por ai, mas tenha uma nova vida nas alturas, com Jesus Cristo.








Dinâmica da Massinha: Pecado ( massinha preta), Amor de Deus (massinha amarela) Usa corantes ou tintas guache para tingir as massinhas.

Receita 01:
Aprenda a fazer massa para modelar e depois solte a imaginação. Mas, não esqueça que um adulto deve estar por perto. Ingredientes 1 xícara de bicarbonato 1/2 xícara de amido de milho 2/3 de xícara de água morna corante vegetal, tinta guache ou suco em pó Modo de fazer Misture o bicarbonato e o amido de milho numa panela. Acrescente a água e misture novamente. Peça para um adulto ferver até obter a consistência de um purê. Depois, deixe esfriar, amasse e acrescente o corante escolhido

Receita 02:
ingredientes: - 4 medidas de farinha de trigo - 2 medidas de sal - 2 medidas de água - 1 medida de vinagre - 1 medidas de tinta guache modo de preparo: pegue tudo e misture em uma tigela. jogue primeiro a farinha de trigo e o sal. depois, a água e o vinagre e, por último, a tinta guache. misture bem, e enrole a massa com a mão até que fique bem igual é isso... o senac indica como colher, como não sabia qual e por poder ser qualquer coisa desde que se mantenha a proporção, escrevi medida, pra cada um fazer o quanto der vontade. "daí é só deixar a garotada usar a imaginação!"

Receita 03:
Que tal aproveitar uma tarde livre ou o fim de semana fazendo esculturas, colares, brincos, porta-coisas ou modelando o que você quiser? Trazemos para vocês uma receita para fazer massa de modelar. Sim, aquela massinha que sempre temos na escola, que é uma delícia de brincar. Anotem aí que é muito fácil, rápido e econômica! - 1 xícara (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de sal - Água Para fazer a massa, misture a xícara de sal com a de farinha de trigo em uma bacia grande. Em seguida vá colocando água bem devagar e mexa sem parar, até que a massa fique bem juntinha, homogênea e não grude mais na mão. Já está pronta! Faça o que quiser e pode pintar também. Divirta-se!

Receita 04:
Ingredientes: 3 xícaras de farinha de trigo 1 xícara e meia de sal 6 colheres de chá de cremor de tártaro. Caso não ache, pode substituir por fermento em pó. 3 1/4 xícaras de água 3 colheres de óleo Corante alimentício (anilina colorida nas cores que você quiser) Misture todos os ingredientes secos juntos em uma panela grande até que não hajam pedaços. Misture os ingredientes úmidos (exceto o corante alimentício) até que não permaneçam pedaços. Cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos, até que uma massa se forme. Separare em várias porções, adicione corante alimentício em cada porção separada e amasse até a cor ficar uniforme. Armazenar em recipientes hermeticamente fechados.




DINÂMICA PECADO- AMOR DE DEUS.

Pedimos que as crianças mexam nas massinhas, primeiro damos a massinha preta e fazemos com que ela se lembre das coisas pretas que aconteceram em sua vida, dos pecados, e que ela vá fazendo bolinhas e colocando dentro do copinho. Depois que fizeram isso, conduzir um momento de perdão. Pedir perdão pra Deus.

Quando pedimos perdão, nosso coração muda, fica mais limpo e deixamos o amor de Deus entrar. Entregamos a massinha amarela e pedimos para que eles desenhem na massinha o que sentiram quando deixaram o amor de Deus entrar. Depois partilhamos e cantamos a musica do amor de Deus que é tão grande.


Momento em que deixaram a massinha preta, aos pés do Menino Jesus.






DINÂMICA DO TÚNEL: PECADO, CONVERSÃO E ACEITAÇÃO DA SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS.

Fazemos um tunel, utilizando ráfias das cores preta e vermelha, que quer dizer que queremos deixar o pecado pra trás e seguir uma vida nova em Cristo. Nas duas pontas utilizamos os banbolês, costurando cada um.A criança deverá por dentro do tunel, da cor preta( pecado), para a cro(Vermelha) - conversão, salvação.

Quando a pessoa( criança) chega ao fim do túnel ela recebe uma mensagem e uma imagem de Jesus misericordioso e Eucarístico.